Curso de Formação em Aconselhamento (inscrições abertas – 2022)

CURSO DE FORMAÇÃO EM ACONSELHAMENTOPROPOSTA COMPLETA

Teórico / Prático / Crescimento Pessoal

Início: Janeiro/2022


Rollo May (1976), psicólogo, no livro “A Arte do Aconselhamento”, afirma que “o aconselhamento é mais uma técnica ou arte do que uma profissão e deve ser empregado como parte de uma responsabilidade mais coerente com profissões cujo objetivo principal são pessoas. Isto é, no trabalho de médicos, professores, diretores, encarregados de disciplina, pastores, religiosos e assistentes sociais” (p.14).

A função de conselheiro está, portanto, de acordo com Rollo May, vinculada tradicionalmente tanto ao psicólogo quanto a outras profissões que trabalham com pessoas. Alfred Benjamin (1978) no seu livro “A Entrevista de Ajuda” aponta uma série de profissões que trabalham com pessoas e exemplifica suas exposições com situações que extrapolam o âmbito da clínica psicológica.

A formação de “Conselheiros Leigos” é uma formação que busca preparar pessoas de diferentes áreas a ajudar pessoas a partir do estabelecimento de uma relação de ajuda que pode ser considerada um “instrumento” válido, útil e com fidelidade comprovada num processo de cuidado (MENDES, 2006). Não se confunde, portanto, com a formação em “Aconselhamento Psicológico”, prática reconhecida pela legislação brasileira como função específica dos psicólogos (Lei Federal nº 4.119 – regulamenta a profissão de psicólogo).

Rollo May destaca que “[…] em aconselhamento não se usa, é claro, a técnica dos psicoterapeutas. Contudo podemos beneficiar-nos de suas descobertas em nossa própria aventura na compreensão das pessoas (p.7, 1977).

Desta forma, o Espaço do Cuidar vem ofertar o Curso de Formação em Aconselhamento com a seguinte proposta:

OBJETIVOS DO CURSO

Desenvolver habilidades para a relação centrada na pessoa, integrada num processo de desenvolvimento pessoal e social;

  • Compreender que o desenvolvimento humano e as relações grupais passam essencialmente pela activação de um conjunto de atitudes por parte do facilitador (*conselheiro) e do desenvolvimento de uma comunicação autêntica entre os participantes de um sistema interaccional, seja ele dual, grupal, organizacional ou – comunitário (Rogers 1984: 53); Conhecer as atitudes e posturas que constituem uma relação de ajuda em um aconselhamento;
  • Aprofundar temas centrais envolvidos no aconselhamento, tais como: vínculos, desenvolvimento das relações humanas, empatia (aspectos afetivos das relações humanas), liberdade, responsabilidade (aspectos noéticos das relações humanas), dentre outros;
  • Realizar intervenções e discussões em grupo de estudos de casos em aconselhamento.


PÚBLICO ALVO

Profissionais e estudantes envolvidos com o cuidado de pessoas e interessados em crescimento pessoal. Psicólogos, médicos, professores, diretores, encarregados de disciplina, pastores, religiosos, seminaristas, conselheiros tutelares, assistentes sociais, etc.

Turmas segmentadas por aproximação de formação.

Carga horária: 40 horas/aula (28h teóricas/práticas – 12h atividades complementares).

Material didático: apostila (arquivo digital – já incluso no valor do curso).

Avaliação: Serão realizadas atividades avaliativas em sala de aula a cada módulo (nota mínima/igual a 6,0 para aprovação por módulo). Será necessário o mínimo de 70% de presença às aulas para aprovação e recebimento do certificado do curso.

Frequência e horário das aulas: duas aulas mensais, aos sábados, com duração de 4 horas, com intervalo de 15 minutos.

Local das aulas: modalidade virtual.

PROGRAMA DO CURSO DE FORMAÇÃO: (Veja programação modular abaixo)

– Módulo I –   Introdução ao Aconselhamento e Formação do Conselheiro

– Módulo II – Projetos e aspectos afetivos e noéticos da relação de ajuda

– Módulo III – Desenvolvimento humano


PROMOÇÃO ESPECIAL NO VALOR DA MENSALIDADE PARA GRUPOS
, de no mínimo, 3 pessoas, com inscrições antecipadas – valor da mensalidade $ 90,00.


Investimento

Matrícula individual: R$ 40,00 – 10% desconto até o quinto dia do mês.

Mensalidade: R$ 120,00 (4 x 120,00). Desconto de R$ 20,00 até o quinto dia do mês. Desconto de 20% para pagamento total do curso de formação.

Formas de pagamento:
Depósito ou transferência bancária, PIX – envio de comprovante via e-mail / whatsApp com identificação (nome completo e CPF).

PROMOÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO: isenção da matrícula – R$ 40,00 – para matrículas antecipadas. A matrícula será efetivada com o preenchimento do requerimento de matrícula. O pagamento da primeira mensalidade do curso será referente ao pagamento do mês de abril/2019.

Módulos do Curso

AULA INAUGURAL  
Módulo I –   Introdução ao Aconselhamento e Formação do Conselheiro  
Módulo I –   Introdução ao Aconselhamento e Formação do Conselheiro  
Módulo I –   Introdução ao Aconselhamento e Formação do Conselheiro  
Módulo I –   Introdução ao Aconselhamento e Formação do Conselheiro  
Módulo II –  Projetos e aspectos afetivos e noéticos da relação de ajuda  
Módulo II –  Projetos e desenvolvimento humano  
Módulo II –  Projetos e desenvolvimento humano  
Módulo III –  Seminários

Metodologia

Aulas expositivas, dinâmicas de grupo, vivências, discussão em grupo com vídeos, filmes, documentários, artigos e estudos de casos, apresentações de conteúdos pelos alunos. Utilização de lista de transmissão (whatsApp), Grupo de WhatsApp, Sala de aula Online.

Pré-requisitos

  • Conhecimentos básicos de informática para utilização das ferramentas de e-mail e do Google. Acesso à internet estável para assistir as aulas e acessar os materiais de aula;
  • Contato telefônico com acesso ao aplicativo WhatsApp para lista de transmissão;
  • Disposição para leituras de artigos, livros, estudos de casos, e assistência de  filme e/ou documentários legendados;
  • Participação na aula inaugural e de ambientação do curso a ser realizada antes do início do cronograma do curso;
  • Disponibilidade para assiduidade às aulas (mínimo de 70% de presença às aulas para aprovação e recebimento do certificado)

Duração

Período a definir (turma em formação).

Parceria: Seminário Superior de Teológica e Missões (SSTM): oferta de desconto de $ 20,00 aos alunos do Seminário Superior de Teologia e Missões.

Coordenadora e Docente do curso: Andréia Souza

Psicóloga (CRP 19/2254). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Pós-graduação em Psicologia Clínica Fenomenológica-Humanística (UNIARA-SP).

Pós-graduanda em Logoterapia e Análise Existencial pela UNILIFE (PB). Escritora. Pesquisadora e Membra Associada do Grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (PB), e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI) (SE). Possui trabalhos científicos publicados nas áreas de Psicologia e Educação.

Experiência profissional em psicologia clínica e docência. Formação em Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) em São Paulo.

Prática docente na graduação e pós-graduação. Autora dos livros: Educação e Morte – Um estudo da construção do conceito de morte para professoras da educação infantil (2014); E Ele não curou (2010).

Formação complementar em Psicoterapia, Constelações Familiares, Dinâmica em Grupo, Somatic Experiencing, Laudos Psicológicos nas Varas de Família, Psicoterapia no contexto do abuso sexual, Logoterapia com crianças e adolescentes.

Atuação na prática clínica com crianças, adolescentes, adultos e idosos, em atendimento individual e em grupo.

Diretora do Espaço do Cuidar – Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano – @espacodocuidar

Idealizadora e administradora da página Logoterapia Brasil – @logoterapiabrasil_oficial


Maiores informações e inscrições:
www.espacodocuidar.com.br ou pelo WhatsApp 079-98818.7577 – espacodocuidar@gmail.com

CertificadosCursos Livres – Definição e Informações Legais

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004.

O Curso livre à distância é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.

Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar aos estudantes e trabalhadores conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação (MEC).

Não havendo exigência de escolaridade anterior.

A categoria Curso Livre atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte do (MEC), quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

As Instituições “um exemplo é o Espaço do Cuidar” que oferece este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE14/97 (Indicação CEE 14/97).

Esses Certificados têm validade legal para diversos fins.

A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC o Espaço do Cuidar não dispensa os critérios acadêmicos e didático-pedagógicos exigidos a qualquer outra modalidade de cursos, sejam eles “livres” ou não, presenciais ou à distância.